Porque o uso do vídeo no marketing de conteúdo é o futuro?

Neste conteúdo, explicaremos os motivos pelos quais você deve investir mais em vídeo no marketing de conteúdo. Continue a leitura para saber mais.

Especula-se que, até o ano de 2020, cerca de 82% do tráfego on-line será inteiramente dos vídeos. Ou seja: a sua empresa deve ser um verdadeiro camaleão para manter-se relevante em suas estratégias de marketing digital e, para isso, é fundamental fazer uso do vídeo no marketing de conteúdo!

Inclusive, falando em camaleão, sabe quem tinha a mágica tendência de visualizar as tendências antes mesmo de serem consideradas? O próprio camaleão da música: David Bowie!

David Bowei: sorrindo | Vídeo Marketing | Index Design e Comunicação

O artista londrino teve uma promissora carreira com décadas de álbuns e hits de sucesso e também uma metamorfose constante em sua trajetória artística — sinais que se exibiam em suas roupas, maquiagens, performances e, claro, nos vídeos que fizeram tanto sucesso com o público e crítica especializada.

Bowie buscava sempre estar um passo à frente da sua época. Que tal fazer o mesmo com a sua empresa e conferir este artigo que pretende explicar os motivos pelos quais você deveria investir mais em vídeo no marketing de conteúdo? Tenha uma excelente leitura!


Por que usar vídeo no marketing de conteúdo?

Quando já tinha uma carreira consolidada, David Bowie empreendeu nos primórdios da transformação digital que impactava a nossa sociedade a galopes! Ele chegou a ter um provedor de internet, sabia?

É claro que, assim como toda mente visionária, experiências são feitas. E nem todas seguem adiante — é isso que os leva ao próximo patamar inventivo inclusive.

Agora, quando falamos em vídeo no marketing de conteúdo, você pode usar um pouco do que Bowie investiu com paixão e total alinhamento aos seus ideais e ao que o seu público esperava (ou não, surpreendendo-os imensamente), como:

  • Crie a sua autoridade e credibilidade. Os vídeos podem ser facilmente vistos e compartilhados — além de terem uma linguagem objetiva e de rápida absorção. Assim, permitindo um alcance maior para a sua marca;
  • Existe ampla diversidade no uso de vídeo no marketing de conteúdo (veremos mais sobre isso — adiante);
  • Eles contribuem com o aumento das taxas de engajamento tornando-se um referencial e tanto para auxiliar as suas estratégias de SEO e de marketing digital, como um todo;
  • Considerando que mais de 90% dos brasileiros acessam a internet via smartphone convém investir mais em vídeo no marketing de conteúdo, já que é uma mídia responsiva para esses aparelhos.

Quer um bom exemplo de como os vídeos impactam, independentemente da época em que você os produziu? É só dar uma conferida no emocionante videoclipe de Space Oddity:

Também podemos usar como exemplo, o inesquecível Thriller do rei do pop, Michael Jackson e Jailhouse Rock, do rei do rock, Elvis Presley. Confira:

Como usar o vídeo no marketing de conteúdo?

Acima, destacamos a versatilidade do vídeo no marketing de conteúdo — ou mesmo fora dele. É por isso que você deve entender como utilizá-lo a fim de explorar todas as oportunidades que esse elemento multimídia pode fazer pelo crescimento da sua marca e a sua consolidação no seu setor de atuação:

  • Use o vídeo no marketing de conteúdo para criar emoções. Isso afeta a identificação do consumidor com a sua marca, estreita os laços e torna a sua mensagem mais impactante (como um bom videoclipe);
  • Faça uso de referências que ajudem a resgatar o apelo da sua marca com o consumidor. Por exemplo: faça analogias com aquilo que você e eles têm em comum — como o David Bowie, digamos…;
  • Desfrute das melhores qualidades do vídeo no marketing de conteúdo, que é a rapidez e a versatilidade na mensagem transmitida. Lembre-se: bom humor é sempre bem-vindo;
  • Mostre um pouco da empresa, seus bastidores e, até mesmo, o processo de construção da sua “magia”. Ou vai dizer que você também não se anima com os bastidores de gravação de um videoclipe, ou show?
  • Estimule o engajamento. Transforme a sua mensagem em algo que vale a pena ser compartilhado, comentado e que amplie o seu alcance;
  • defenda uma causa! Os grandes artistas assumem os seus posicionamentos. Porque a sua marca, que pretende ser uma grande referência no seu setor, não faria o mesmo?
  • Use e abuse da diversidade de conteúdos. Assim como o blog, você pode usar o vídeo no marketing de conteúdo cheio de elementos, como o texto, as animações, os gráficos e o áudio, entre outros;
  • Conte uma história. Isso importa, e muito. As histórias unem as pessoas, são compartilhadas e vivem no ideário da população. Esse é um dos maiores legados que artistas (e as grandes empresas) deixam.

Viu como há muito a ser feito para colocar em prática a sua produção de vídeo no marketing de conteúdo?

Por onde começar a ter inspiração?

Vale destacar que o vídeo no marketing de conteúdo é tão atemporal quanto Bowie! Isso significa que é importante evitar um produto datado, que vai perder a sua relevância com o passar dos anos.

Quer uma aulinha simples e deliciosa sobre como manter-se imortal — na internet e fora dela? Dê uma conferidinha no último videoclipe de Bowie: Lazarus.

Assim, você vai ter um bom deslumbre do quanto o vídeo é impactante, além de servir como uma importante inspiração para fazer o mesmo pelo seu público-alvo.

Por falar nisso, aproveite para conferir, também, como melhorar essa relação fundamental com o seu consumidor, no artigo aprenda como dar match com o seu cliente!

Leia os conteúdos anteriores:

Compartilhe