Marketing digital: o que Bruce Dickinson tem a ver?

Marketing digital: o que Bruce Dickinson tem a ver?

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Uma empresa que preza pelo seu desenvolvimento gradual conta com elementos funcionais e em plena sintonia com os objetivos da organização. Assim como as grandes corporações e empresas de sucesso, Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, não se contentou apenas em estar à frente de um das grandes bandas do heavy metal do mundo.

“O sucesso do Iron Maiden nunca foi construído acerca de coisas tolas como suporte de rádios ou ser a banda da semana. Nós íamos lá, tocávamos e trabalhávamos duro para construir uma relação com nossos fãs. Nunca deixamos alguém da gravadora ir ao estúdio. E ainda não deixamos.”
(TBDWN – Novembro/2005)

Portanto, inspire-se nesse britânico de voz poderosa e pense na sua empresa como um grupo em constante desenvolvimento — e que precisa de muita prática e integração total para trazer públicos maiores e realizar projetos mais amplos e diferenciados constantemente. Daí, o diferencial em ter o marketing digital para aproximar-se com qualidade da sua audiência.

Quer saber tornar-se um rock star do seu meio de atuação? Basta seguir com esta leitura. Neste artigo, vamos explicar porquê o marketing digital pode ser diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa!

O marketing digital é o norte da sua banda de rock

Entre Fear of the Dark e Somewhere in Time, Bruce Dickinson encontrou tempo para pilotar o avião da banda (sim, pilotar) entre as turnês. Ou seja: mais do que planejar os shows, o vocalista do grupo vestia o quepe e sabia, exatamente, onde estava pisando — ou voando, no caso.

Ao usar o marketing digital, não é diferente: você está exercitando novas possibilidades que norteiam a sua empresa a crescer junto com a sua equipe. Tudo isso, para impactar o seu público-alvo de uma maneira diferenciada.

Não por menos, o mantra do marketing digital é o envio da mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo. E, aí, vale a pena se inspirar novamente no cara que, além de ter entoado alguns dos maiores refrãos do rock, entre os anos 80 e 90, é também escritor, historiador e mestre-cervejeiro. Diga aí: que roqueiro que se preze não admiraria um cara desse?

É por isso que a produção de conteúdo alinhada à jornada de compra do consumidor é tão relevante. Estar no lugar certo, na hora certa, assim como Bruce Dickinson sempre esteve para expor e impor a sua relevância e compartilhar os resultados disso com a sua legião de seguidores.

A identificação do seu público-alvo

Se você ficou curioso sobre o marketing digital, é hora de entender os grandes diferenciais dessa técnica para diferenciar a sua marca dos concorrentes.

E tudo tem início com o mapeamento do seu público-alvo — no marketing, chamamos esse perfil de persona, que se trata da personificação do seu consumidor ideal. Para isso, mapeia-se a média de questões relevantes sobre essa pessoa, como o gênero, faixa etária, profissão, objetivos, frustrações e desafios.

Assim, na hora de compor o seu plano de marketing digital, você não vai ser muito diferente de um rock star que sabe, exatamente, o que quer dizer — e para quem — ao compor aquele refrão memorável! Não à toa, os pais “caretões” nunca se encantaram ao ver os filhos sacudindo a cabeça ao som de The Number of the Beast.

O uso do SEO na promoção do marketing digital

Encher um estádio para ouvir as suas músicas não é trabalho fácil — o que não torna-o impossível. A sua diferença com o Iron Maiden, aqui, está na maneira de atrair o público-alvo.

Vamos trocar os riffs distorcidos de guitarra por palavras-chave: são os termos que o seu cliente em potencial mais pesquisa, nos mecanismos de busca e que podem levá-lo ao seu blog, site institucional e também às redes sociais da sua marca.

Por meio dessa identificação (e da resolução da dúvida que o levou até ali), você compôs a sua primeira música de sucesso. Assim, sempre que esse usuário tiver uma dúvida, ele já sabe o endereço certo para encontrar novas respostas para as suas dúvidas.

A conversão como elemento-chave do marketing digital

Aqui, vamos falar a respeito dos elementos de conversão e que podem ajudar a sua empresa a adquirir mais fãs, tal qual o Bruce Dickinson expandiu a sua fama ao lançar sua linha de cervejas.

Para isso, considere o uso de materiais que permitem à sua empresa dar nome aos usuários anônimos que já se relacionam com a sua empresa — seja no site, no blog ou nas redes sociais. São eles:

  • ebooks;
  • webinars;
  • whitepapers;
  • mídia paga, como o Facebook Ads;
  • landing pages;
  • consultorias ou demonstrações gratuitas;
  • vídeos.

Assim, como o roqueiro britânico tem espaço, na mídia, para divulgar as suas novidades, use as ferramentas acima citadas para alcançar e interagir com a sua audiência. Isso faz com que eles compartilhem os seus dados pessoais — como nome e endereço de e-mail —, facilitando o trabalho de sua equipe para personalizar as melhores ações para converter os seus produtos ou serviços em soluções para esse consumidor.

O feedback é crucial no marketing digital

Bruce Dickinson também é empreendedor (participou, no último dia 22, da Campus Party, inclusive), e sabe bem como discutir com os colegas de banda os próximos passos da “donzela de ferro”. No marketing digital você tem um “empresário” automatizado, que permite a avaliação de métricas fundamentais com base nas suas estratégias.

Com isso, você entende quais ações surtiram o efeito esperado (ou superaram as expectativas) e quais necessitam de ajustes até que obtenham uma performance melhor — e, tudo isso, em tempo real.

Como resultado, você valoriza o seu investimento e obtém um crescimento mais rápido e sustentável para a sua organização.

E se você já sabe como se tornar um rock star, compreendendo o quanto o marketing pode ser o divisor de águas para o sucesso da sua marca, confira nossas outras dicas para você se certificar de que o marketing digital é o investimento certo para a sua empresa!

 

 

Sobre o autor

Letícia Sthéfani

Letícia é gestora de mídias sociais na Index DC. Acadêmica de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na instituição de ensino Unigran.