No livro “Imagens da organização”, o autor Gareth Morgan compara as empresas com as máquinas, que dependem de várias peças para funcionar. Portanto, se uma peça para, todo o mecanismo para!
Ou seja, para que uma empresa funcione bem, todas as “peças” devem trabalhar em conjunto, uma ajudando a outra a fazer o seu trabalho da melhor maneira possível. É por isso que a integração entre marketing e vendas é tão importante!
Smarketing: conheça a metodologia que promove a integração entre marketing e vendas
A integração entre marketing e vendas tem um nome: smarketing. Trata-se da junção dos termos em inglês “sales”, que significa vendas, e marketing.
A intenção do smarketing é alinhar os dois setores em questão, para que eles possam trabalhar juntos na geração de oportunidades de negócio da empresa.
De nada adianta o setor de marketing fazer um trabalho incrível e atrair leads para a empresa, caso o departamento de vendas não esteja preparado para bem atender essas pessoas, por exemplo.
Como explica Morgan, para que uma empresa atinja os seus objetivos, não basta que cada setor faça o seu trabalho. É preciso que todos trabalhem juntos para que o “mecanismo” funcione.