A GERAÇÃO DE NOVOS CONSUMIDORES

O último século foi com certeza o mais transformador da história. Com tantos acontecimentos, pandemia e  descobertas científicas valiosas, este  período se destacou pelo surgimento de novos perfis de comportamento do consumidor.

O homem se reinventou com os avanços da ciência e da tecnologia. A velocidade das transformações entre uma década e outra foi tão drástica que novos perfis de comportamento nasceram. E, com eles, vieram gerações que nos mostram especificidades, cada uma no seu tempo. 

No mercado de qualquer área, o desafio é compreender que essas transformações ocorrem de forma cada vez mais rápida, acompanhando o fluxo de mudanças econômicas, sociais e, sobretudo, tecnológicas. Seguir os desejos e as mudanças desses consumidores tem se tornado cada vez mais complexo para as empresas. Apesar de os Baby Boomers, da Geração X e dos Millennials (Geração Y) estarem envelhecendo, são eles que representam ainda a maior força consumidora. 

As gerações vivem em cenários e expectativas muito diferentes umas das outras. 

Os Baby Boomers viveram o “desenvolvimento” no Brasil, da promessa de 50 anos em 5. Eles viveram um cenário no qual se sentiam otimistas, confiantes. Já a Geração X viveu um cenário instável (da Guerra Fria à ditadura no Brasil) por isso, é um grupo que busca linearidade (tanto na carreira quanto nas relações pessoais). Os Millennials vêm de um contexto de promessas econômicas, do Plano Real – são mais flexíveis em relação a tudo, menos lineares e mais adaptáveis (geração freelancer). Já a geração Alpha tem o YouTube como propagador de conhecimento, entretenimento, informação e a tecnologia como aliada do aprendizado.

Conheça as gerações de consumidores

BABY BOOMERS

De acordo com dados de pesquisas apresentados no relatório “Future of Ageing/ILC-Brazil”, o Brasil tem cerca de 30 milhões de idosos. Até 2050, esse número deve ser mais do que o dobro, atingindo a marca de 67 milhões. Nesse mesmo período, a expectativa é que esse grupo etário dos 60 anos corresponda a 30% da população de 64 países. O empoderamento dessa geração fez nascer o termo “Revolução da Longevidade”, que corresponde a esse grupo que está vivendo mais e melhor.

Além de ter que persuadir e conquistar essa geração, as empresas devem desenvolver produtos e serviços específicos para a terceira idade. É um mercado consumidor importante que  ao contrário do que se pensa compra muito mais do que medicamentos, mas, não pense que se descuidaram da saúde por isso, se você é um profissional da área da saúde esteja atento, pois, a pandemia do novo coronavírus acelerou a mudança de comportamento com maior utilização do meio digital, e a população idosa foi o grupo que sofreu o maior impacto, por nascer antes de a introdução dessas tecnologias e muitas vezes ter dificuldade em utilizá-las. Nesse sentido, o tratamento humanizado deve ser realizado, ainda que intermediado por aparelhos eletrônicos.

Eles estão muito mais exigentes do que nunca, o aumento de consumo de cosméticos e roupas nessa geração aumentou consideravelmente. São pessoas que estão que querem experimentar produtos aos quais não tinham acesso. Elas querem viver mais e com qualidade de vida. A indústria (qualquer segmento) já percebeu que o mercado é grande para o consumidor que está nessa faixa entre 50 e 60 anos. Então não é de se estranhar que hoje temos vários anúncios de marcas contratando modelos nessa faixa etária.  Como vimos no comercial da natura a seguir:

Como você viu neste vídeo eles abordam o preconceito com a persona mais velha e quebra todos os tabus, humanizando o tratamento com o seu consumidor. Isto é estar atento ao que está acontecendo lá fora e traçar uma estratégia sob medida. 

GERAÇÃO X

A geração X compreende os nascidos entre 1965 e 1981. Os membros da geração X ainda representam 51% da força consumidora global e detém muito poder de consumo. Infelizmente as empresas em geral e o varejo em particular, nos mercados maduros, procuram criar ambientes voltados para millennials e ignoram as necessidades da geração X. Esse público prefere “interfaces” limpas, particularmente no e-commerce. 

A tomada de decisões precisa ser mais simples, livre de senhas, cadastros e autenticações. Para gerar um bom relacionamento com essa a geração X é necessário que as empresas invistam em assistentes de voz, produtos e serviços livres de intermediários. Esse consumidor prefere formatos de venda direta para eles.

Mais conectados e consumindo conteúdos digitais, a geração X teve que aprender a lidar com os novos formatos. Durante a pandemia, passaram a se informar pelos canais digitais e também pelos aplicativos de mensagens como o WhatsApp, usando-os também nas atividades profissionais e para compras de produtos.

O impulsionamento dos formatos digitais, diminuiu a distância entre as gerações. No mundo pós-pandemia todas as gerações se misturaram em um ambiente de multicanalidade, estão presentes em vários canais e por esse motivo sua empresa não pode se prender a apenas um canal para captar o seu cliente. E se o Facebook ou Instagram cairem novamente? Você tem que estar preparado para isso. 

Entre as gerações a X é a que teve maior equilíbrio entre o uso plataformas digitais e não digitais, além de essa ser a geração mais receptiva a diferentes formatos de publicidade, principalmente ao e-mail, canal extremamente eficiente para ofertar o seu produto. Entre os consumidores do e-commerce, a média de idade é de 43 anos e  7 em cada 10 compras são realizadas por pessoas com mais de 35 anos, dessas 7 pelo menos 5 compraram através de uma oferta recebida pelo e-mail. Use o WhatsApp, use as redes sociais, mas, não deixe de lado o bom e velho e-mail. 

GERAÇÃO Y OU ‘MILLENNIAL  ON – OFF integrados em sua vida

São os nascidos entre 1982 e 1994, e a tecnologia faz parte de seu dia a dia: todas as suas atividades passam através de uma tela. On e off estão totalmente integrados em sua vida. No entanto, eles não nasceram na era tecnológica. Eles viveram na época analógica e migraram para o mundo digital.

Cresceram com a tecnologia e acompanharam as mudanças na maneira de consumir conteúdo desde o início. Na infância viam filmes nos antigos aparelhos de videocassete ou na TV, hoje são o maior público das plataformas de streaming (série seguida de série).

Na pandemia, passaram a ficar ainda mais tempo online, consumindo conteúdo nas redes sociais que, consequentemente, se tornaram um grande canal de vendas.

Essa geração Y, devido à disponibilidade de ferramentas online, anseiam por conteúdos de boa qualidade, buscam muito mais informações antes de realizar qualquer escolha. Os meios que eles mais buscam para suprir a sua necessidade de informação são: vídeos do YouTube(é a geração do tutorial), blogs e redes sociais principalmente o Instagram. 

Ao contrário das outras gerações, eles não ligam de morar a quilômetros de distância do seu trabalho. Quando tem a possibilidade de locar um imóvel, por exemplo, preferem locais com acessibilidade aos centros urbanos. Buscam, portanto, bairros mais bem localizados e com excelente infraestrutura de comércio, transporte e escolas para os filhos. Sem contar que por não se preocupar em morar longe do trabalho são propensos a comprar carros populares ou buscar por consórcios acessíveis para adquirir esse meio. 

Bom, primeiramente te dou uma dica, é necessário avaliar as principais tendências de consumo que estabelecem o perfil de consumo dessa geração. Assim, é possível descobrir a melhor maneira de investir em ações que agradem esse público. Atente-se ao que os Millenials mais valorizam quando se trata de agir como consumidor:

  1. valorização da experiência;
  2. Conectar-se à vários canais;
  3. Busca de representatividade;
  4. Imediatismo;
  5. Curiosidade;
  6. Preocupação com a sustentabilidade;
  7. Personalização.

GERAÇÃO Z OU “CENTENNIAL”

Os mais velhos são do ano de 1995 e os mais novos nasceram em 2010, chegaram com um tablet e um smartphone debaixo do braço.

A experiência digital é essencial para esses consumidores. Comprar no online deve ser tão prazeroso quanto em uma loja física de caráter inovador. A rapidez no mundo virtual é um dos pré-requisitos para um jovem da geração Z acessar o seu site ou não. Sim, a velocidade e a simplicidade na jornada de compra devem ser valorizadas.  É muito importante que a sua empresa mostre que tem uma cultura como a dele, que muda e que ousa sempre dentro de seus valores. Pois, essa é a geração que está mais sensível aos preconceitos e questões sociais, então mostrar a eles que você também se importa é crucial para fidelizar esse consumidor.  Grandes marcas já pensaram nisso e ainda estão em constante evolução com relação à comunicação com o “cliente Z”. 

GERAÇÃO ALPHA – CRIANÇA FELIZ E DETERMINADA

Essa deve ser a geração mais fofa, inteligente e determinada de todas.  A geração Alpha, de 2010 a 2024, enxerga o mundo através do computador e celulares, são hiperconectados, independentes e preocupados com questões ambientais e sociais. Além disso, os Alpha não gostam de esperar muito por suas compras e tendem a confiar mais em influenciadores do que nas próprias marcas. Essas características e hábitos de consumo mudam completamente as relações entre eles e o mercado. Já sabem comprar por aplicativos e ficam atentos a cada detalhe, desde comentários de outros consumidores sobre o produto até cada detalhe da entrega do seu produto. Ansiosos e diferentes de crianças de gerações anteriores que iam até o portão para esperar o carteiro lhe trazer uma encomenda, essa geração já monitora tudo do próprio celular. 

Você deve estar pensando, “ainda é cedo para pensar nesse consumidor”.  Hoje te digo que não. Esses consumidores ditam as regras e atualizações das redes sociais e têm grande poder de influência devido ao alto nível de conexão digital. 

Segundo uma pesquisa da Wunderman Thompson Commerce, grupo com mais de 1,5 mil especialistas em e-commerce, informa que será preciso apresentar valores éticos para captar essa clientela, formada por pessoas que se preocupam com o consumo consciente. Segundo a Wunderman, a geração Alpha tem jovens que: 

  • 66% pensam em comprar de marcas que causam impacto positivo;
  • 59% gostariam de salvar vidas, de alguma maneira; 
  • 51% querem usar a tecnologia para fazer a diferença. 

Para se conectar com esse consumidor que ao contrário do que se pensa, mesmo que (monitorados) pelos pais já está na ativa, é preciso pensar no omnichannel. Tenha em mente investir em vários canais e nunca esqueça que eles prezam muito pela agilidade nas suas compras. Um fato curioso desta pesquisa da Wunderman Thompson Commerce é que 72% dos Alphas mencionaram na pesquisa a empresa Amazon e ainda, sendo a empresa preferida pela facilidade na forma de comprar, realizar os pagamentos e a rapidez da entrega dos produtos, sem contar na diversidade catalogada no seu e-commerce. 

Ou seja, são consumidores que já nasceram exigentes e determinados. Já está bem claro qual é o perfil de consumo da geração Alpha, seus desejos e expectativas para o futuro. Por sua vez, as empresas precisam ficar atentas a esse mercado, do contrário, arriscam perder clientes, antes mesmo de eles começarem, efetivamente, a fazer compras. E também não esqueça de que eles influenciam e muito nas compras dos seus pais, que hoje pode ser o seu cliente!

E aí gostou do conteúdo? Então aproveite que falamos da preferência na forma de pagamento dos Alphas e conheça essa novidade no nosso blog.

E se quiser traçar a estratégia perfeita para o seu consumidor entre em contato conosco:

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