O que é consultoria de marketing?

Independentemente do tamanho do negócio, toda empresa tem o desejo de aumentar as vendas e os lucros. Para isso, uma das melhores coisas a se fazer é contratar uma consultoria de marketing.

Com esse serviço, o seu negócio terá o suporte de profissionais qualificados, que realmente entendem de marketing e que otimizarão os seus investimentos em publicidade e comunicação. 

Quer saber mais sobre o assunto e entender, de fato, o que é uma consultoria de marketing? Então, prossiga com a leitura!

Afinal, o que é uma consultoria de marketing?

A consultoria de marketing é um serviço que visa aconselhar as empresas sobre as melhores ações a serem realizadas nessa área. Dessa forma, os investimentos são direcionados da melhor forma possível e o contratante consegue melhores resultados em vendas, bem como ganhos em imagem e reputação.

O marketing é um dos principais pilares para o sucesso de uma empresa. Por isso, vale a pena investir na contratação de uma consultoria. Afinal, dessa forma, você terá especialistas do segmento orientando e atuando nas estratégias do seu negócio.

Como é feito o trabalho de uma consultoria de marketing?

O trabalho de uma consultoria de marketing, inicialmente, realiza um diagnóstico para identificar métricas, indicadores e outros pontos que podem ser melhorados na empresa.

Para isso, é necessário conhecer as diretrizes organizacionais, como a missão, a visão e os valores da empresa. Os consultores também analisam relatórios de vendas, mapeiam a presença da marca nas redes sociais e outros canais, entre outras atividades.

Também é feito um completo estudo de públicos do negócio, bem como a definição das personas (personagens semi fictícios e que representam o cliente ideal). Isso é importante para que as estratégias de marketing sejam pensadas para atingir a quem realmente pode se tornar um lead ou consumidor da empresa.

A partir de todo esse trabalho é montado um diagnóstico, que apresenta como está o marketing da empresa atualmente e o que deve ser melhorado para que os resultados desejados sejam alcançados.

Assim, o consultor propõe um planejamento estratégico de marketing, que conta com todos os serviços e ações que devem ser realizadas na empresa.

Quais são os principais serviços que uma empresa de marketing oferece?

Entre as principais estratégias de marketing que podem ser propostas por uma consultoria, destacamos as relacionadas a seguir. Veja!

Inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia que envolve uma série de ações voltadas para a criação e compartilhamento de informações de interesse para um determinado público.

Ao  praticar o inbound marketing, portanto, são produzidos conteúdos para blogs, redes sociais e outros canais da empresa, visando atrair a atenção do público. 

Todos os materiais produzidos seguem regras de SEO, para que sejam bem posicionados em buscas em sites de pesquisa, como o Google.

Design

No campo do design, a consultoria pode propor melhorias na identidade visual da empresa, como a renovação do logotipo e das peças gráficas.

O desenvolvimento de sites e blogs também entra nesse segmento, tendo em vista que as páginas são criadas por web designers.

Campanhas pagas

Os especialistas em tráfego pago gerenciam os anúncios das empresas em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads.

A ideia é agir estrategicamente para que os anúncios sejam mostrados apenas para os públicos de interesse. Assim, os investimentos são mais certeiros e se evita “jogar dinheiro fora” ao investir em publicidade paga.

Social media

Boa parte das ações de marketing, hoje em dia, se desenvolvem nas redes sociais. Por isso, é de fundamental importância investir nesse segmento.

Os estrategistas de marketing podem sugerir melhorias na produção de conteúdo, bem como nas ações voltadas para o relacionamento em redes como o Instagram, o Facebook, o Twitter, entre outras.

Agora que você já sabe o que é uma consultoria de marketing e o que ela faz, considere contratar esse serviço para melhorar as estratégias da sua empresa.
Para saber mais sobre o assunto e aumentar as suas vendas, agende um café com os nossos especialistas. Teremos satisfação em atendê-lo!

Compartilhe