Case de sucesso: como a Açotelha conquistou mais clientes?

O que você estava fazendo há pouco mais de 10 anos? No caso da Açotelha, ela estava entrando no mercado de distribuição de aço. Hoje, a empresa é referência no segmento, especialmente, em Dourados (MS), onde está instalada.

De lá para cá muita coisa mudou no mundo e no marketing, fazendo com que a Açotelha também mudasse a forma de atrair e converter novos clientes. Uma dessas mudanças foi a parceria com a Index DC, que trouxe resultados extremamente positivos e concretos na conquista de novos leads.

Quer saber mais sobre esse nosso — super — case de sucesso? Continue a leitura e descubra também como estratégias iguais às aplicadas na Açotelha podem ajudar a sua empresa.

Conheça a Açotelha

Mas, para começar que tal falarmos um pouco sobre a empresa estrela deste post? Com o slogan “Aço na sua melhor forma”, a Açotelha é produtora e distribuidora de produtos voltados para o ramo siderúrgico.

Seu público é amplo e ela atende desde proprietários de lojas de materiais de construção, passando por serralherias, indústrias de diversos segmentos até consumidores finais. Para isso, ela conta com inúmeros diferenciais, entre eles está sua logística especializada atendida por frota própria, o que gera maior rapidez nas entregas e redução de custos. 

No entanto, a Açotelha sentiu a necessidade de mais. Afinal, entre seus maiores objetivos estão a satisfação de seus clientes, atrelado à geração de lucratividade. E foi justamente para alcançar isso e alavancar seu crescimento que a empresa se uniu a nós para a  elaboração e aplicação de uma estratégia de marketing que realmente trouxesse resultados.

A influência (positiva) do Inbound Marketing

Já pensou se a Açotelha tivesse parado no tempo e continuado com a forma antiga de conquistar novos clientes? Certamente, ela não teria os resultados positivos que teve ao se render ao Inbound Marketing sugerido e aplicado pela Index DC.

O Inbound Marketing — ou o marketing de atração — é uma forma de publicidade menos invasiva, que tem por objetivo atrair e encantar as pessoas através da produção de conteúdos que realmente atendam e supram suas necessidades. 

Se antes as empresas utilizavam panfletos e outdoors para se tornarem conhecidas, hoje, isso não surte mais efeito junto ao público. Isso acontece porque a forma de vender e comprar mudou. Agora, não basta a empresa oferecer um produto que resolva o problema do consumidor, é preciso ir muito além disso.

O Inbound Marketing é desenvolvido com base em ações voltadas para atrair o público, convertê-los em novos clientes e encantá-los com tudo que pode ser fornecido. Para conseguir tudo isso, sua principal ferramenta de atuação é o marketing on-line e todas as possibilidades que ele oferece.

O conceito de persona

Um dos grandes diferenciais dessa estratégia é o conceito de persona, que também foi utilizado pela Açotelha para o sucesso da sua campanha.

De acordo com a psicologia analítica de Carl Gustav Jung, persona é a face social que apresentamos ao mundo. Também relacionada a máscara, mas no sentido de criamos personagens para os mais variados papéis que exercemos ao longo da nossa vida. Por exemplo: uma mesma pessoa é profissional, filho, cônjuge e, para cada uma dessas “vidas”, expressa uma postura diferente.

Já no marketing, esse conceito representa o cliente ideal, ou seja, aquele para o qual a sua empresa foi criada. Ao identificar quem ele é, você passa a compreender melhor suas necessidades, dores, problemas e estágios de compra. Com isso, consegue caminhar com ela e ajudá-la não apenas a resolver o problema, mas também a concretizar a aquisição de produto ou serviço que sua marca oferece.

Aqui, por curiosidade, é interessante saber que a persona a qual nos referimos foi criada, em 1983, por Alan Cooper, que estava desenvolvendo um software de gestão de projetos. Mas para isso, ele precisou entrevistar colegas que tinham o perfil dos possíveis usuários do seu programa.

A junção das informações colhidas nas entrevistas deu origem a uma usuária imaginária batizada como Kathy, ou seja, a cliente ideal para o produto que Alan estava desenvolvendo.

Estratégia aplicada na Açotelha pela Index DC

Mas onde entra a Açotelha nessa história toda? Simples! A Index DC, através do Inbound Marketing, ajudou a Açotelha a atrair e converter mais, além de economizar (muito) com a nova forma de comunicação da empresa. Veja os resultados e inspire-se:

  • • Economia de 50% nos custos com comunicação após a mudança da mídia off para o Inbound Marketing;
  • • Maior comprovação do ROI (Retorno sobre o Investimento);
  • • Conquista de leads qualificados para a equipe de vendas;
  • • Maior efetivação de vendas através do site e redes sociais;
  • • Redução do custo de aquisição por cliente (90% menos) com taxa de retorno em 60%.

Quer saber o que a Index DC fez para trazer esses incríveis resultados para a Açotelha? Olhe só:

  • • Desenvolvimento de novos canais de captação e conversão de clientes, tais como anúncios pagos, CRM, entre outros;
  • • Aplicação de pesquisa de satisfação nos canais de orçamento, que ajudou a reforçar a marca e detectar falhas no atendimento; 
  • • Trabalho de influenciadores digitais, como, por exemplo, o Canal Faça a Sua Obra
  • • Realização de fluxo de automação.

Mas lógico que a colaboração da equipe da Açotelha foi fundamental para esse grande sucesso. Além de se comprometerem com o processo, a equipe de vendas se engajou para aprender novas tecnologias, garantindo um retorno muito maior e mais rápido da nova estratégia.

Na análise final do Inbound Marketing aplicado na Açotelha notamos que:

  • • A maior parte dos leads vindos pela busca orgânica converteram na landing page de orçamentos;
  • • Já os leads vindos das campanha institucional como, por exemplo, Comemore nossos 10 anos concorrendo a prêmios, converteram na landing page e responderam no formulário que pretendiam construir no período de seis meses a um ano;
  • • Tivemos conversões frequentes nas landing pages de ebooks;
  • • A maioria das vendas com resultado mais rápido é proveniente da busca orgânica, tráfego direto e mídias sociais;
  • • E-mail marketing.

Ou seja, aqui, você pode constatar que a estratégia aplicada na Açotelha alcançou resultados reais, além de ver que a Index DC acompanha todas as fases do processo, com transparência e compromisso, apresentando tudo que foi conquistado e pontos que podem ser melhorados na estratégia de marketing digital.

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