SEO — Otimização para Buscadores

SEO — Otimização para Buscadores

Você sabia que 60% de todos os cliques em pesquisas no Google são efetuados nos três primeiros resultados orgânicos (aqueles que não são patrocinados para impulsão)? Seria uma boa ter o site da sua empresa nessa posição não é mesmo?
Para isso, os buscadores trabalham por meio de algorítimos que levam os resultados mais relevantes e úteis aos usuários às primeiras posições no ranking de buscas, fazendo com que a maioria dos acessos se concentrem nos links que mais atendam as necessidades de quem pesquisa.

E para fazer com que o conteúdo da sua empresa alcance a visibilidade dos usuários na internet, foi criada a estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

Ficou interessado? Descubra como levar seus conteúdos ao topo nos buscadores da internet!

Afinal, o que é SEO?

A palavra SEO é uma abreviação para Search Engine Optimization que, em resumo, é um conjunto de estratégias e técnicas aplicadas para melhorar o posicionamento orgânico nas páginas de busca — como o Google e o Bing, por exemplo.

O objetivo é aumentar os acessos para uma determinada página por meio de ranqueamento nos resultados desses buscadores. Para isso, as plataformas avaliam o conteúdo e evidenciam os resultados com maior índice de suprimento às necessidades dos usuários.

Como disputar as melhores posições?

Primeiro temos que entender como é o processo anterior à busca. Geralmente temos alguma dúvida, queremos alguma informação ou até mesmo comprar algum produto ou serviço.

Em uma estratégia de SEO precisamos conhecer bem nosso público-alvo e como ele vai pesquisar para resolver suas dúvidas. Tomando isto por base, em uma análise, eu pergunto: “Os conteúdos do site (ou blog) solucionam as dúvidas dos usuários?”.

Uma página só consegue ser destaque em uma busca se ela tem um conteúdo bom. Para que este conteúdo seja bom, ele precisa cumprir 3 pré-requisitos:

Se a página cumpre estes pré-requisitos ela tem grandes chances de ser destaque em uma busca.

O que meu site precisa para ser encontrado?

Existem alguns pontos que temos que dedicar muita atenção quando queremos chegar ao topo das pesquisas. Ao analisar cada um, seu site estará apto para ir de encontro aos milhões de usuários que navegam na internet diariamente. Confira cada um abaixo e eleve seus conteúdos!

Responsividade — No Brasil, de acordo com o IBGE, temos em torno de 116 milhões de pessoas conectadas na internet e, destas, 94% utilizam o celular para este fim. Um site otimizado para versão mobile aumenta chances de ranqueamento nas buscas.

Palavras-chave — Palavra-chave é o termo que evidencia seu conteúdo. O uso desses termos são essenciais numa estratégia de SEO pois leva diretamente seu conteúdo às necessidades dos usuários. Por isso, é preciso verificar se o seu material possui a palavra-chave ideal no título, nos intertítulos, na URL e possíveis variações desta palavra-chave.

Título — Se você já ouviu a expressão “não julgue um livro pela capa”, pode ter certeza que, no caso da internet, o seu conteúdo será sim avaliado pela qualidade do título utilizado. Ele deve atrair a atenção do público de forma a resumir, em uma frase, a principal intenção do material. Não se esqueça que, para melhorar seu posicionamento, é preciso utilizar a palavra-chave do conteúdo no título.

Meta Description — Meta Description é aquela breve descrição do conteúdo que aparece em uma busca. Ele deve ser curto e conseguir mostrar ao público do que se trata o assunto abordado no material.

URL — A url do site (aquele www.meusite.com.br/conteudo-digital) precisa ser curta e amigável, ou seja, o usuário precisa saber até mesmo pela url do seu site qual é o conteúdo daquela página.

Velocidade do site — A experiência do usuário é o fator mais importante a ser analisado na hora de produzir o conteúdo para o seu site. Por isso, em caso de demora pra carregar a taxa de rejeição aumentará e o buscador imediatamente entenderá que aquele não é um bom lugar para solucionar uma dúvida. Quanto mais rápido seu site for, mais ele contribui para uma melhor experiência do usuário.

Se você quer se diferenciar e destacar o seu site no meio de tantos outros dedique-se mais ao conteúdo e à otimização para ferramentas de busca. Caso contrário você estará escondendo o seu site da internet.

Seu site precisa de otimização?

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