No mundo digital acelerado em que vivemos hoje, vemos milhares de anúncios de inúmeras marcas todos os dias.
Quando você acorda pela manhã, o que você faz?
Hoje a maioria das pessoas, antes de se levantar dá aquela bela espreguiçada, analisa a possibilidade de ficar mais 10 minutos na cama e pasmem na sequência, (nada diferente de você) aproveita esses mesmos 10 minutos para dar aquela zapeada no celular. E tudo começa na hora que você percorre seu feed de mídia social, aperta o play no seu podcast favorito ou verifica seu e-mail antes de ir para o trabalho. Você foi exposto a dezenas de anúncios, tudo antes mesmo de sair da cama.
Mas aí você se pergunta:
Vamos começar definindo o posicionamento da marca. O posicionamento da marca se resume ao espaço único que sua marca ocupa não apenas no mercado, mas na mente de seu público-alvo. Trata-se de identificar o nicho do seu negócio e se diferenciar de seus concorrentes para que você seja percebido de maneira específica e favorável.
Posicionar sua marca é mais que apenas ter uma logomarca ou logotipo bonito, ou um slogan que fique preso na mente. Trata-se de comunicar sua visão, valores e ofertas de maneira estratégica e autêntica. A maneira como você faz isso deve estar alinhada com as preferências e características do seu público-alvo. Quando bem feito, o posicionamento da sua marca funciona para construir reconhecimento e fidelidade à marca.
O objetivo é criar uma impressão única na mente do cliente para que ele associe algo específico e desejável à sua marca, diferente do restante do mercado.
Em poucas palavras te digo que você deve “destravar a personalidade da sua marca”.
Estou sentindo aqui que já surgiu mais um questionamento na sua cabeça:
Então eu já respondo – A personalidade da sua marca fala sobre quem você é, o que você representa e quem você pretende servir. Ela diz às pessoas com interesses comuns que, se aderirem à sua marca, obterão um certo benefício ou satisfação em troca.
É por isso que você deve criar uma estratégia de marketing digital que combina uma imagem perfeita e que chama a atenção com mensagens fortes que atraem seu público e criam uma conexão com ele.
A arte de posicionar sua marca no ambiente digital é construída a partir do que você realmente conhece sobre seu cliente. Você quer que sua marca se destaque para seu público-alvo, sendo assim um diferencial dos concorrentes. Você precisa literalmente garimpar as melhores maneiras de se conectar emocionalmente com seu público, manter o foco e tornar seu serviço relevante para posicionar sua empresa no ambiente digital.
Por isso, como entendo o quanto essas coisas te deixam cheio de dúvidas eu trouxe cinco maneiras de posicionar sua marca no digital que podem te dar um direcionamento e começar agora mesmo a sua transformação digital.
O que você oferece para o seu público que é exclusivo de sua empresa? Esse produto ou serviço o diferencia de seus concorrentes? Como parte de sua estratégia de marketing e branding, você deve conhecer esses pontos de diferença para atrair clientes. Para posicionar com sucesso sua empresa, você precisa saber quais valores você fornece para seus clientes que nenhuma outra marca oferece.
Sites são projetados para chamar a atenção de leads em potencial e transformá-los em leads quentes. Ao criar um site com conteúdo instigante, você está gerando conversas sobre seus serviços. Conteúdo valioso constrói a credibilidade do seu negócio e direciona seu público-alvo ao seu site, aumentando sua marca online. E não pense que conteúdo bem feito está restrito apenas ao seu site, ter um cuidado especial com o que você publica nas suas redes sociais também é importantíssimo. Estudar o que o seu público precisa é muito importante para que o seu conteúdo seja atrativo e não gere rejeição ao invés de captação.
Coloque-se no lugar do seu cliente, imagine ele em frente ao computador ou celular pensando em pesquisar algo que resolva o problema dele, mas você tem o que ele precisa, como ele vai te encontrar? O seu público vai até o Google e digita quais palavras na barra de pesquisas para encontrar o que ele procura?
Lembre-se de usar palavras-chave que seu público-alvo usaria para pesquisar seus serviços online. Sem o uso de palavras-chave adequadas em todo o seu conteúdo, você acaba segmentando o público errado. Você deseja que as palavras-chave certas sejam escolhidas para otimização de mecanismos de pesquisa para direcionar o público-alvo certo de volta ao seu site.
E é por isso que se você escolher as palavras certas o seu público o encontrará com certeza, e as chances da sua equipe vender aumenta muito mais.
Ao compreender e definir completamente seu público-alvo por meio da realização de pesquisas de mercado para sua empresa, é importante estar onde eles estão.
Isso significa que, se seu público-alvo estiver no Twitter, mas não no Facebook, você ainda deve interagir no Facebook? A resposta é não. Ao identificar com precisão o seu público-alvo, você só deve participar de redes sociais onde seu público-alvo está presente, a fim de economizar tempo e dinheiro e posicionar corretamente sua empresa no digital. Mas é claro, antes disso você marcou presença em todas as mídias possíveis, conheceu o seu público, a rotina digital dele e então escolheu aquela onde eles mais buscam pelo seu serviço.
Um dos principais aspectos para posicionar sua marca no digital é compartilhar conteúdo valioso com ele. Os sites que recebem mais tráfego são aqueles onde o conteúdo está em constante mudança, adicionado e aprimorado.
Seu público-alvo deseja e espera aprender algo novo cada vez que visita seu site e vê os sites que o fazem como mais valiosos e isso inevitavelmente acontece nas suas redes sociais também. O conteúdo que você publica deve sempre ser direcionado ao seu público para posicionar sua empresa no mercado. Quando falo em aprimoramento do conteúdo isso significa não apenas escrever novos conteúdos, mas também fazer aquela atualização em um artigo antigo que talvez seja o que o seu público procura, porém uma nova roupa pode chamar mais a atenção dele.
1. Descubra o que o diferencia dos concorrentes para se posicionar adequadamente
2. Sempre crie conteúdo que seja valioso para seu público-alvo e não fique fazendo panfletagem nas redes sociais, ou seja, produzindo apenas PUBLICIDADE sobre o seu produto. Gere conteúdo de valor, pense “como o meu produto ajuda as pessoas?…” E faça conteúdos sobre isso.
3. Use palavras-chave que seu público-alvo usaria para pesquisar seus serviços
4. Saiba onde seu alvo está online e esteja onde eles estão
5. Compartilhe conteúdo por meio de todos os recursos online
Mesmo sabendo de tudo isso, você ainda deve declarar o posicionamento da sua marca. Não é difícil fazer isso, mas eu te mostro alguns passos para isso.
Depois de responder cuidadosamente a essas quatro perguntas, você pode elaborar sua declaração de posicionamento.
Para você entender melhor como funciona essa declaração veja o exemplo abaixo:
A Amazon.com usou a seguinte declaração de posicionamento em 2001 (quando vendia quase exclusivamente livros):
“Para usuários da World Wide Web que gostam de livros, a Amazon.com é uma livraria de varejo que oferece acesso instantâneo a mais de 1,1 milhão de livros. Ao contrário das livrarias tradicionais, a Amazon.com oferece uma combinação de conveniência extraordinária, preços baixos e seleção abrangente.”
Para concluir por aqui, mas já me pronunciando de que temos muito o que conversar sobre isso, fica dito que o posicionamento não é algo que você faz, mas sim o resultado da percepção do seu cliente sobre o que você faz. O posicionamento não é algo que podemos criar no vácuo, o ato de posicionar é uma experiência de coautoria com os clientes.
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A Index DC é uma consultoria em negócios digitais, especializada em consultoria de marketing e vendas focada em gerar resultados tangíveis para empresas de serviços profissionais. Com 19 anos de experiência em vendas e marketing no Brasil e no Exterior, ajudou a impulsionar marcas bem-sucedidas, treinamento de vendas, atividades de geração de leads, bem como definir estratégias de marketing para a sua empresa ter sua presença e transformação digital.