A expectativa para o maior evento de consumo de chocolate no Brasil é de crescimento de vendas, especialmente nos canais online. Porém, a Páscoa deste ano deve ser um pouco mais cara para os brasileiros, quando comparada à de anos anteriores. A maioria dos produtos consumidos nesta época do ano sofreu alta.
O ovo de páscoa para o ano de 2022 está 15% mais caro em média, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Apesar disso, as vendas do tradicional chocolate de páscoa devem apresentar um crescimento considerável em relação a 2021, de até 12%, o que reflete a recuperação da economia. Mesmo em relação a 2019, quando ocorreu a última Páscoa sem pandemia, as vendas de ovos também devem apresentar crescimento, de 5%.
Os ovos de Páscoa de até 100 gramas estão com preço médio de R$ 36,73, cerca de 40,52% mais caro em comparação a igual período de 2018, quando o valor cobrado era
R$ 26,14. O aumento apurado em 2019 para ovos de 400 gramas alcançou 8,25%, com valor de R$ 49,59; em 2018, esses produtos custavam R$ 45,81.
Mas, no entanto, ninguém deixa de comprar essas delícias na Páscoa, por isso você pode atentar-se a um ponto positivo na hora da compra, o “e-commerce”.
Os estabelecimentos estão adotando diversas estratégias para compensar o encarecimento dos ovos, como diminuir o peso do produto, substituir as tradicionais parreiras por gôndolas e “ilhas” das guloseimas em lugares estratégicos e lançar marcas próprias, que podem sair em média 30% mais barato que o das marcas tradicionais.
Mas, a eficácia que ganha disparada é a adoção das vendas online, com a alta de preços e redução de variedades para escolhas nas lojas físicas a grande sacada para o consumidor é comprar virtualmente, pois neste ambiente ele tem a possibilidade de escolher marca, tamanho, preço tudo em um só lugar.
Uma facilidade que antes existia para poucos, ou melhor dizendo, nem existia. Imagine o consumidor nos anos noventa tendo que comprar ovos de páscoa na loja física e não encontra a marca que gostaria em um determinado supermercado, sai em busca da guloseima em outro supermercado no qual o preço não lhe agrada. Continua a sua peregrinação até um terceiro supermercado onde preço e produtos não estão ao agrado desse consumidor.
No “frigir dos ovos” contando o tempo perdido, combustível gasto, isso se não tiver que se locomover muitas das vezes de ônibus, tudo isso somado à frustração de não encontrar o chocolate que tanto queria, saia muitas vezes mais caro e cansativo para o consumidor.
Sai da cadeira nada, agora você pode comprar de onde você estiver sem precisar sair correndo!
Para 2022 uma comparação que parece mentira, mas não é, o mesmo ovo de Páscoa que a garotada está buscando nesta Páscoa em um Supermercado com loja física custa R$ 89,00, já em lojas de e-commerce está custando 49,99 com frete grátis. Agora pense comigo, é ou não é vantagem comprar nas lojas virtuais?
A grande mudança na comercialização dos produtos de Páscoa que veio para mudar o cenário pascal foi no ambiente digital. O e-commerce tornou-se indispensável para as pessoas presentearem e comemorarem a data com praticidade e agilidade, além de ter ganhado ainda mais espaço na estratégia das marcas.
A marca Lacta, é um exemplo perfeito do e-commerce pensado no consumidor. Para aprimorar a experiência de compra online e se conectar com o consumidor de forma inovadora, a marca aposta em uma reformulação de seu e-commerce para a Páscoa com foco em digitalização.
A empresa repensou o seu e-commerce para 2022 com novo design, usabilidade e experiência de compra para o consumidor. Sempre se mostrando cordial e oferecendo algo que ele procura.
E abusando das imagens que mexem com o sensorial e com o sentimento do seu consumidor.
Parece que estou fazendo um “merchan” para a marca, mas, na verdade, venho chamar a sua atenção para a importância de preocupar-se com a experiência do usuário principalmente em datas importantes como essa, uma das mais comemoradas e uma das que mais atraem consumidores para as compras.
Agora a novidade melhor do que chocolate é a inserção no metaverso e o canal “Amigo Lacta”, uma comunidade onde as pessoas entram, fazem o cadastro e criam um link de uma loja virtual a qual compartilham com familiares e amigos. Além dos amigos e familiares ganharem desconto nas compras o divulgador ganha um vale compras em toda a linha de produtos.
Mas, se você pensa que somente as lojas que vendem doces e ovos de chocolate podem aproveitar a Páscoa, você está enganado!
De fato, esses são produtos bastante procurados nesta época. Porém, muitos consumidores aproveitam a data para presentear as pessoas queridas, recorrendo a diferentes tipos de lembranças para isso.
Portanto, independentemente do segmento do seu negócio, a Páscoa pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar a criatividade e desenvolver campanhas e promoções especiais para se destacar no mercado.
Com ações de marketing estratégicas, é possível aproveitar a Páscoa para impulsionar as vendas do seu e-commerce, mesmo que ele não seja dos segmentos tradicionalmente relacionados à data.
Para que os clientes sejam impactados com as suas campanhas, é essencial divulgá-las, seja investindo em mídia paga, enviando e-mail marketing ou fazendo ações especiais nas redes sociais. Também vale dedicar uma seção específica do seu site para os produtos e promoções da Páscoa.
O mais importante de tudo, invista na experiência do seu consumidor.
A Páscoa pode ser o inicio para que você adentre ao digital, com um e-commerce é possível vender 24h por dia 365 dias do ano, por isso você deve investir, é vantajoso por uma série de motivos. Além de ampliar o seu negócio sem ter de gastar com reformas e contratação de funcionários, o empreendedor de loja virtual aumenta o faturamento de forma significativa e se precisar de ajuda, conte conosco.