O que é consultoria de vendas?

A sua empresa está com dificuldades para encontrar novos métodos para abordar clientes em potencial? O faturamento está abaixo do esperado e você precisa vender mais? Se situações como essas estão acontecendo, uma boa saída é contratar uma consultoria de vendas.

Após a chegada do marketing digital, é normal que algumas empresas mais tradicionais e que ainda não dominam esse tema precisem de ajuda para vender mais. É esse o papel da consultoria de vendas!

Preparamos este artigo para que você entenda mais sobre esse serviço, que pode ser de grande valia para o seu negócio. Continue lendo e veja mais informações!

Entenda o que é consultoria de vendas

A consultoria de vendas pode ser definida como um processo em que um ou mais consultores, com bastante experiência na área, analisam todas as atividades do setor.

O objetivo desse processo é desenvolver um diagnóstico com a atual situação do negócio. A partir disso, devem ser listados os eventuais erros e gargalos, para que sejam solucionados.

O consultor de vendas, com base no diagnóstico elaborado, desenvolve um planejamento estratégico bastante detalhado. Nesse documento, são listadas todas as atividades e estratégias a serem executadas pelos vendedores.

A ideia é que os vendedores explorem todos os canais de vendas usados pelo público-alvo da empresa. Para isso, ter uma forte parceria com o setor de marketing é de fundamental importância.

Veja os principais benefícios de contratar uma consultoria de vendas

Contratar uma consultoria de vendas é bastante benéfico para empresas de todos os segmentos. Veja, a seguir, as principais vantagens que são obtidas!

Criação de um método de vendas eficiente

O consultor de vendas irá propor um método de vendas organizado e eficiente para a sua empresa. Assim, se evitam falhas e gargalos que resultam na fuga de clientes.

O funil de vendas, por exemplo, é um método muito eficiente e altamente explorado atualmente, principalmente nas estratégias de marketing digital.

Redução de custos

De nada adianta você investir muito dinheiro em telemarketing, caso o seu público não goste desse tipo de abordagem, por exemplo.

Com a consultoria de vendas, o seu negócio terá um plano de abordagem alinhado com o perfil do seu público. Isso torna as atividades mais certeiras e o custo é reduzido.

Otimização do tempo

Como haverá um processo de vendas muito bem estruturado, o tempo dos vendedores será otimizado.

Não será mais necessário perder muitas horas do dia para solucionar problemas, por exemplo. Afinal, tudo será muito bem organizado.

Sinais de que a sua empresa precisa de uma consultoria de vendas

Existem alguns sinais que mostram se a sua empresa está precisando contratar uma consultoria de vendas. O primeiro deles é a dificuldade em alcançar os objetivos do negócio, como alcançar as metas financeiras do mês.

Outro sinal é a necessidade de atualização! Caso a sua equipe não domine bem as novas técnicas e abordagens de vendas, precisa se atualizar para não ser ultrapassado. O consultor também pode ajudar nesse sentido!

Contar com vendedores pouco capacitados também é um sinal de que a sua empresa precisa de uma consultoria. Isso porque os consultores podem identificar as principais fraquezas do time e propor treinamentos para que elas sejam corrigidas.

E então, será que a sua empresa precisa de uma consultoria de vendas? Pense nisso e veja se esse serviço não é necessário para impulsionar o seu negócio!


A Index é uma agência focada em gerar resultados reais e que pode ajudá-lo nesse momento. Entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas!

Compartilhe