Mobile Marketing – Como tirar vantagem dessa estratégia?

Nos dias atuais, as pessoas fazem praticamente tudo através dos seus celulares, na maior parte do dia. Esta pode ser uma ótima oportunidade para você que tem empresa se aproximar do seu público e uma das estratégias para isso é o Mobile Marketing. Você deve estar se perguntando: ok, mas o que é Mobile Marketing? Devagar com o andor que vamos te explicar!

O uso de celulares cresce e continuará crescendo

Há alguns anos era quase impossível imaginar o quanto a tecnologia poderia evoluir. Hoje praticamente toda a nossa comunicação é feita através dos celulares, seja para entrar em contato com amigos e familiares ou para o trabalho. Pois, desde 2018 o WhatsApp pode ser business. Os aparelhos também nos permitem fazer compras, jogar, pedir comida, tirar nossas dúvidas, ouvir música, assistir séries… Ufa! Faltou até o fôlego! Enfim, praticamente tudo!

É por essa facilidade que o Brasil já é o 5° país no ranking global de tempo utilizando o aparelho, atrás apenas da Indonésia, Tailândia, China e Coreia do Sul e convenhamos que tecnologia é com eles mesmo. Este dado é do relatório “Estado de Serviços Móveis” elaborado pela consultoria especializada em dados sobre aplicativos para dispositivos móveis App Annie.

Ainda segundo a pesquisa, o usuário brasileiro de celulares passa em média 3 horas por dia utilizando o celular, sendo: 50% do tempo para navegar nas redes sociais, 15% para assistir vídeos, 10% para jogos eletrônicos e o restante distribuídos em e-mails e outros aplicativos.

Segundo o Relatório Digital de julho de 2021 da Global Statshot:  “Existem agora 4,48 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo, o que equivale a quase 57% da população total do mundo.”

Conforme  estudos, 74% dos brasileiros acessam as redes sociais pelo celular e se considerarmos os aplicativos  de delivery, vendas ou aplicativos de motoristas esse número sobe para 79%. 

O Brasil atingiu 230 milhões de celulares ativos no País, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) no início deste ano. 230 milhões de oportunidades para você vender pelo Whatsapp. 

Quer saber mais? Então dá uma olhada nessa estatística!

  • O Brasil já tem mais de um celular por habitante;
  • Há mais aparelhos de celular do que televisores no mundo;
  • 80% dos usuários da internet possuem um celular;
  • 51% dos usuários dizem que usam dispositivos móveis para descobrir novas marcas e produtos;
  • Os usuários gastam, em média, 69% do tempo de mídia em celulares;
  • O número de usuários de celulares cresce a cada ano. Às vezes, as pessoas possuem mais de uma linha para uso pessoal e algumas vezes mais de dois quando falamos de trabalho;
  • O comércio eletrônico bateu recorde de vendas no 1º semestre de 2021, atingindo R$ 53,4 bilhões, crescimento de 31% ante o mesmo período de 2020;
  • O resultado semestral foi impulsionado pelos aumentos de 22% no ticket médio – que passou para R$ 534 -, e de 7% no número de pedidos, atingindo 100 milhões. “O e-commerce passa agora por um período de consolidação após o crescimento expressivo do ano passado;
  • A compras por celulares representaram mais da metade do faturamento total do e-commerce e do número de pedidos. No 1º semestre as vendas no meio atingiram R$ 28,2 bilhões, crescimento de 28,4%, e os pedidos, 56,3%, alta de 8,7%. O ticket médio ficou em R$ 502, levemente abaixo do valor geral do e-commerce.

É por esses e outros motivos que a sua empresa precisa conhecer o Mobile Marketing!

Afinal, o que significa Mobile Marketing?

O Mobile Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que, assim como o marketing tradicional, visa atrair a atenção dos consumidores e influenciá-los na hora da compra.

Ele pode ser feito através de e-mails, sms, redes sociais, aplicativos, ou seja, tudo o que pode ser acessado pelo CELULAR, tablets e outros dispositivos móveis. A diferença é que os usuários dessas plataformas aprenderam a se esquivar do marketing tradicional, portanto são necessárias algumas estratégias para conquistar cada lead.

Com todas as oportunidades para atingir e interagir com o seu público na rede em tempo real, cada empresa precisa saber quais conteúdos fornecer e como fazê-los em cada plataforma.

Investir em estratégia de Mobile Marketing pode ser uma boa saída para se destacar em um mercado tão competitivo quanto se tornou a internet principalmente em tempo de pandemia.

Quais as vantagens do Mobile Marketing?

Os celulares fazem parte da rotina de quase todo mundo e o número de usuários só cresce ano após ano. 

Segundo o relatório WebShoopers, as compras feitas em aparelhos celulares representam 14,3% de todos os pedidos, o que gera um faturamento de mais de 5 bilhões de reais. A expectativa para os próximos anos é que esse valor aumente cada vez mais, já que o uso dos celulares só cresce.

As pessoas estão comprando através dos seus celulares e, se você não estiver entre as empresas que investem em mobile marketing, você pode estar perdendo grandes oportunidades de vendas.

Você pode segmentar os usuários conforme a localização, idade, estado civil, etc. As estratégias de mobile marketing podem explorar muitos recursos dos aparelhos móveis, como é o caso da localização por GPS. Essa funcionalidade permite que sua empresa mostre anúncios apenas para usuários que frequentam uma cidade/bairro específico ou que estejam próximos ao seu negócio.

Dessa forma, você poderá atrair usuários com potencial de se transformarem em clientes dos seus produtos ou serviços. A segmentação por localização é uma ótima maneira de economizar nas campanhas e ainda aumentar a taxa de conversão.

Rapidez na comunicação

Nos últimos anos, a comunicação ficou cada vez mais fácil e rápida. As pessoas buscam por respostas rápidas e estão checando as notificações em seus aparelhos o tempo todo. Essa ação pode ser favorável para você interagir com o usuário, basta ser criativo nas interações para conquistar mais resultados.

Um sms ou uma notificação no seu aplicativo oferecendo descontos pode ser muito mais barato e eficiente. Essas são apenas algumas das vantagens que o Mobile Marketing pode oferecer para a sua empresa, mas você deve estar se perguntando como poderá aplicar a estratégia de marketing digital de forma correta, né? Nós te explicamos!

Como aproveito da estratégia de Mobile Marketing?

Você pode utilizar múltiplos canais como SMS, Facebook, Instagram, e-mails, sites… Mas é importante lembrar que cada canal tem uma linguagem, um visual e uma abordagem diferente.

No caso dos sites, você precisa otimizar os textos, deixar os parágrafos mais curtos para que ele não fique muito extenso no visor do celular. Isso serve também para os formulários, que precisam ser menores.

Além disso, quanto mais rápido as páginas carregarem, melhor. Por isso as poucas imagens que o site tiver, precisam ser leves. Isso serve também para o e-mail marketing.

Mas veja bem!

Não seja intrusivo demais: a linguagem precisa ser simples e direta, sem muita insistência para não incomodar o seu cliente e acabar perdendo uma ótima oportunidade de venda.

Enfatize os benefícios que você poderá entregar com os seus produtos. Explore as redes sociais: compartilhe conteúdos relevantes, interaja com seus seguidores e poste com regularidade.

Para um bom desempenho do Mobile Marketing é importante contar com um especialista para analisar e traçar estratégias para o seu negócio. A Index DC conta com profissionais qualificados que têm como objetivo trazer resultados reais para a sua empresa.

Nós podemos te ajudar. Se deseja saber um pouco mais sobre essa estratégia, converse com um de nossos especialistas! Temos soluções para Whatsapp, SMS e chatbot que facilitarão o seu relacionamento com o seu cliente, a sua demanda será muito mais produtiva e é claro será muito mais fácil fechar as vendas. Clique no botão abaixo para entrar em contato conosco.

Gostou desse artigo? Deixe nos comentários suas principais dúvidas ou sugestões sobre o Mobile Marketing. Queremos ouvir você! Se quiser saber mais venha para a nossa live no perfil do Instagram @index.dc no dia 18 de agosto às 19h(MS)  20h(horário de Brasília). Com Marcelo Pirani, estrategista digital, que fará uma conversa e tirará todas as suas dúvidas. 

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