Após a chegada do marketing digital, é normal que algumas empresas mais tradicionais e que ainda não dominam esse tema precisem de ajuda para vender mais. É esse o papel da consultoria de vendas!
Preparamos este artigo para que você entenda mais sobre esse serviço, que pode ser de grande valia para o seu negócio. Continue lendo e veja mais informações!
A consultoria de vendas pode ser definida como um processo em que um ou mais consultores, com bastante experiência na área, analisam todas as atividades do setor.
O objetivo desse processo é desenvolver um diagnóstico com a atual situação do negócio. A partir disso, devem ser listados os eventuais erros e gargalos, para que sejam solucionados.
O consultor de vendas, com base no diagnóstico elaborado, desenvolve um planejamento estratégico bastante detalhado. Nesse documento, são listadas todas as atividades e estratégias a serem executadas pelos vendedores.
A ideia é que os vendedores explorem todos os canais de vendas usados pelo público-alvo da empresa. Para isso, ter uma forte parceria com o setor de marketing é de fundamental importância.
Contratar uma consultoria de vendas é bastante benéfico para empresas de todos os segmentos. Veja, a seguir, as principais vantagens que são obtidas!
O consultor de vendas irá propor um método de vendas organizado e eficiente para a sua empresa. Assim, se evitam falhas e gargalos que resultam na fuga de clientes.
O funil de vendas, por exemplo, é um método muito eficiente e altamente explorado atualmente, principalmente nas estratégias de marketing digital.
De nada adianta você investir muito dinheiro em telemarketing, caso o seu público não goste desse tipo de abordagem, por exemplo.
Com a consultoria de vendas, o seu negócio terá um plano de abordagem alinhado com o perfil do seu público. Isso torna as atividades mais certeiras e o custo é reduzido.
Como haverá um processo de vendas muito bem estruturado, o tempo dos vendedores será otimizado.
Não será mais necessário perder muitas horas do dia para solucionar problemas, por exemplo. Afinal, tudo será muito bem organizado.
Existem alguns sinais que mostram se a sua empresa está precisando contratar uma consultoria de vendas. O primeiro deles é a dificuldade em alcançar os objetivos do negócio, como alcançar as metas financeiras do mês.
Outro sinal é a necessidade de atualização! Caso a sua equipe não domine bem as novas técnicas e abordagens de vendas, precisa se atualizar para não ser ultrapassado. O consultor também pode ajudar nesse sentido!
Contar com vendedores pouco capacitados também é um sinal de que a sua empresa precisa de uma consultoria. Isso porque os consultores podem identificar as principais fraquezas do time e propor treinamentos para que elas sejam corrigidas.
E então, será que a sua empresa precisa de uma consultoria de vendas? Pense nisso e veja se esse serviço não é necessário para impulsionar o seu negócio!
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