Com esse serviço, o seu negócio terá o suporte de profissionais qualificados, que realmente entendem de marketing e que otimizarão os seus investimentos em publicidade e comunicação.
Quer saber mais sobre o assunto e entender, de fato, o que é uma consultoria de marketing? Então, prossiga com a leitura!
A consultoria de marketing é um serviço que visa aconselhar as empresas sobre as melhores ações a serem realizadas nessa área. Dessa forma, os investimentos são direcionados da melhor forma possível e o contratante consegue melhores resultados em vendas, bem como ganhos em imagem e reputação.
O marketing é um dos principais pilares para o sucesso de uma empresa. Por isso, vale a pena investir na contratação de uma consultoria. Afinal, dessa forma, você terá especialistas do segmento orientando e atuando nas estratégias do seu negócio.
O trabalho de uma consultoria de marketing, inicialmente, realiza um diagnóstico para identificar métricas, indicadores e outros pontos que podem ser melhorados na empresa.
Para isso, é necessário conhecer as diretrizes organizacionais, como a missão, a visão e os valores da empresa. Os consultores também analisam relatórios de vendas, mapeiam a presença da marca nas redes sociais e outros canais, entre outras atividades.
Também é feito um completo estudo de públicos do negócio, bem como a definição das personas (personagens semi fictícios e que representam o cliente ideal). Isso é importante para que as estratégias de marketing sejam pensadas para atingir a quem realmente pode se tornar um lead ou consumidor da empresa.
A partir de todo esse trabalho é montado um diagnóstico, que apresenta como está o marketing da empresa atualmente e o que deve ser melhorado para que os resultados desejados sejam alcançados.
Assim, o consultor propõe um planejamento estratégico de marketing, que conta com todos os serviços e ações que devem ser realizadas na empresa.
Entre as principais estratégias de marketing que podem ser propostas por uma consultoria, destacamos as relacionadas a seguir. Veja!
O inbound marketing é uma estratégia que envolve uma série de ações voltadas para a criação e compartilhamento de informações de interesse para um determinado público.
Ao praticar o inbound marketing, portanto, são produzidos conteúdos para blogs, redes sociais e outros canais da empresa, visando atrair a atenção do público.
Todos os materiais produzidos seguem regras de SEO, para que sejam bem posicionados em buscas em sites de pesquisa, como o Google.
No campo do design, a consultoria pode propor melhorias na identidade visual da empresa, como a renovação do logotipo e das peças gráficas.
O desenvolvimento de sites e blogs também entra nesse segmento, tendo em vista que as páginas são criadas por web designers.
Os especialistas em tráfego pago gerenciam os anúncios das empresas em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads.
A ideia é agir estrategicamente para que os anúncios sejam mostrados apenas para os públicos de interesse. Assim, os investimentos são mais certeiros e se evita “jogar dinheiro fora” ao investir em publicidade paga.
Boa parte das ações de marketing, hoje em dia, se desenvolvem nas redes sociais. Por isso, é de fundamental importância investir nesse segmento.
Os estrategistas de marketing podem sugerir melhorias na produção de conteúdo, bem como nas ações voltadas para o relacionamento em redes como o Instagram, o Facebook, o Twitter, entre outras.
Agora que você já sabe o que é uma consultoria de marketing e o que ela faz, considere contratar esse serviço para melhorar as estratégias da sua empresa.
Para saber mais sobre o assunto e aumentar as suas vendas, agende um café com os nossos especialistas. Teremos satisfação em atendê-lo!