Você envia mensagens em massa? O WhatsApp pode te processar!

Você envia mensagens em massa? O WhatsApp pode te processar!

Você utiliza o WhatsApp para que? Conversar com os amigos, familiares, divulgar seus produtos, vender…?  Se você o-utiliza para divulgar mensagens em massa, ele pode te processar! Mas por que ele pretende fazer isso?! Continue a leitura e saiba o motivo. 

whatsapp
Disponível em: whatgifs.com

Para sua segurança

Cada vez mais utilizamos o WhatsApp e os grupos para nos conectarmos com família, amigos, etc. Ele se tornou um aplicativo que faz parte da nossa rotina, pois cada vez mais queremos estar conectados, não apenas para entretenimento, mas também para realizar conversas importantes. É onde foi desenvolvido e lançado o aplicativo WhatsApp Business, em janeiro de 2018. Hoje são mais de 05 milhões de empresas que utilizam o app para ampliar seus negócios e atender seus clientes. 

Pensando na segurança de seus usuários, em janeiro, deste ano, após uma atualização, ele limitou o compartilhamento de mensagens apenas a 05 destinatários por vez, ação que já foi desenvolvida para diminuição da disseminação de mensagens, pois como disse acima, todos utilizamos o WhatsApp, e a plataforma sendo utilizada para golpes, pode ser bastante eficiente, pois acaba atingindo muitos inocentes.

Por isso, torna-se tão importante a questão de assegurar se os usuários estão seguros dentro do aplicativo, pois imagine: você tem uma loja a anos, e possui muitos clientes fidelizados, em um certo dia, um cliente ao visitar sua loja, ele é assaltado. Com certeza, você iria se  preocupar muito, não apenas com seu cliente que foi alvo de um assalto, mas também com a segurança da sua loja, dos seus vendedores e novos clientes. 

Portanto, ainda preocupado, com a privacidade de seus usuários, em Abril deste ano (2019), desenvolveu uma nova privacidade para grupos. Onde os usuários podem configurar, se desejam ser adicionados em grupos e quem pode te adicionar. O usuário pode escolher entre as seguintes opções:

  1. Ninguém (isso impede que qualquer pessoa te adicione a um grupo sem um convite);
  2. Meus contatos (somente seus contatos podem adicionar você a um grupo sem um convite);
  3. Qualquer pessoa (qualquer pessoa pode adicionar você a um grupo sem um convite).

Nesses casos (1 e 2), será solicitado que a pessoa que convidar você a um grupo envie um convite privado em uma conversa privada, dando a você a escolha de participar de um grupo. Você terá três dias para aceitar o convite antes que ele expire.

Disponível em: <https://blog.whatsapp.com/10000661/Novas-configura%C3%A7%C3%B5es-de-privacidade-para-grupos>. Acesso em: 02/10/2019.

Imagine se as empresas de cobranças pudessem utilizar o aplicativo para te enviar mensagens? Isso seria bem desagradável, e poderia levá-lo a parar de utilizar o aplicativo. Portanto, em análise aos acontecimentos que vem acontecendo com os usuários, como o grande recebimento de fake news, ou sendo alvo de golpes. Em 07 de Dezembro este ano (2019), ele tomará medidas legais contra os usuários que realizarem compartilhamento de mensagens em massa ou uso comercial indevido da plataforma, visto que o app se tornou muito útil para divulgação de fake news, golpes, etc. 

Ele irá começar a processar usuários que façam envio de mensagens em massa ou com práticas que violem seus termos de uso, pois ao analisar os usuários da plataforma, eles identificaram e bloquearam milhares de contas abusivas operando em seus serviços. De acordo com a pronúncia do WhatsApp, em seu FAQ “Algumas empresas tentam evitar nossos sistemas de aprendizado de máquina”, método usado pelo app para identificar usos irregulares. Mesmo assim, “milhares de contas abusivas” já foram banidas do serviço”.

O WhatsApp é um programa de mensagens privadas originalmente criado para ajudar as pessoas a entrarem em contato com seus amigos e ente queridos. Ao longo do tempo, observamos o quanto as pessoas amam enviar mensagens a empresas, então criamos duas ferramentas: o aplicativo WhatsApp Business e a WhatsApp Business API, para ajudar empresas a administrarem suas relações com consumidores. Nossos produtos não foram projetados para enviar mensagens automáticas ou em massa – atitudes que violam os Termos de serviço […]

Este é um desafio que requer uma abordagem holística. O WhatsApp está comprometido a utilizar todos os recursos à disposição dele, incluindo processar, se necessário for, para evitar abusos contra nossos Termos de serviço, como o envio de mensagens em massa ou utilização comercial. É por isso que, além das iniciativas tecnológicas, utilizamos uma abordagem jurídica contra indivíduos ou empresas que ligamos a evidências dentro da plataforma WhatsApp de abusos contra ela. O WhatsApp se reserva ao direito de continuar a tomar as medidas jurídicas cabíveis nestes casos.

Disponível em: <https://faq.whatsapp.com/pt_br/android/26000259/>. Acesso em: 02/10/2019.
whatsapp
Disponível em: Giphy.com

Mas e agora, como vou vender com meu WhatsAp?

Você utiliza o whatsapp para fins comerciais, e estava todo desesperado sem saber como poderá usar a plataforma? Fica calmo que podemos te ajudar!

Existe uma outra alternativa para os utilizadores do WhatsApp e ela se chama Zenvia. Eles desenvolveram um produto que se chama ZenAPI, provedora oficial do WhatsApp e é o caminho ideal para se manter dentro dos termos de serviço da plataforma.

Como funciona? 

Sem dúvidas, essa é a solução mais avançada para marcas de pequeno, médio e grande porte após 07 de Dezembro. Com ele, você poderá continuar a enviar mensagens em massa e além disso, diferente do WhatsApp Business, com o WhatsApp Business API, você pode ter múltiplos atendentes, criar chatbots, isto é, automatizar mensagens, e tudo isso aprovado pela WhatsApp Inc

Com essa nova tecnologia, empresas de todos os tamanhos, podem continuar a desenvolver relacionamento com seus clientes, realizando comunicações eficientes, escaláveis e automatizadas, em um único “app utilizado por 9 em cada 10 brasileiros”. 

É fato que mesmo após as ações que o WhatsApp irá tomar em Dezembro, ele continuará sendo um aplicativo indispensável na estratégia de comunicação de qualquer empresa. Em uma pesquisa o Gartner Institute prevê que até 2020, “85% das interações dos clientes serão conduzidas por mecanismo automático de atendimento”.

Se deseja continuar utilizando seu WhatsApp para fins comerciais, entre em contato conosco. Somos uma agência parceira do Zenvia e poderemos te ajudar a não realizar atitudes que violem os Termos de serviço do App. Diferente disso, poderá contar com um serviço especializado, com uma tecnologia eficiente que irá ajudar você e sua equipe a alcançar novos clientes e se conectar a eles. 

Utilize a ZenAPI na sua empresa.


Comunique-se em larga escala e automatize conversas no WhatsApp. Simples, rápido e eficiente. Fale com um de nossos especialistas.

Quero utilizar a ZenAPI ›


Leia os últimos conteúdos:


Referências: 

https://faq.whatsapp.com/pt_br/android/26000259/
https://www.zenvia.com/blog/chatbot-para-whatsapp-conheca-os-seus-beneficios
https://www.b9.com.br/109680/whatsapp-vai-processar-usuarios-que-enviam-mensagens-em-massa/
https://gifer.com/
https://giphy.com/

 

 

Sobre o autor

Letícia Sthéfani

Letícia é gestora de mídias sociais na Index DC. Acadêmica de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na instituição de ensino Unigran.