Google: o mais procurado e sabe-tudo da internet

Google: o mais procurado e sabe-tudo da internet

Nesta sexta-feira (27), o Google comemora seus 21 anos. Exibindo um Doodle em sua página inicial para celebrar seu aniversário de fundação do Google. De acordo com o site Search Engine Land, o buscador processa em média mais de 63 mil buscas por segundo. 

google

Portanto, cada vez que fazemos uma busca no Google, mais ele descobre sobre nossas preferências, hábitos, o que desejamos ver e adquirir. Mas pouco se sabe sobre ele. Por isso, hoje iremos mostrar algumas curiosidades.  

O que é o Google?

A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, muitas vezes apelidados de “Google Guys”. De acordo com o Wikipédia, foi fundada como uma empresa privada em 4 de setembro de 1998 e sua oferta pública inicial foi realizada em 19 de agosto de 2004. 

A missão declarada da empresa desde o início foi “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil” e seu slogan não oficial era “Não seja mal”. Em outubro de 2015, o lema foi substituído no código de conduta corporativo da Alphabet pela frase “Faça a coisa certa”. Em 2006, a empresa mudou-se para sua atual sede, em Mountain View, Condado de Santa Clara no estado da Califórnia. O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de cinco bilhões de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias.

Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Google>

Em todo o processo de tornar-se o principal buscador do planeta, o objetivo foi consolidado. Além disso, também se tornou uma grande plataforma de anúncios, um modelo de negócios e um coletor de informações pessoais.

Por que “Google”?

A história desse mecanismo de busca surgiu nos anos 90. Quando dois estudantes de pós-graduação Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, que eram fascinados por padrões da internet, decidiram unir seus conhecimentos em matemática e programação para criar um mecanismo de busca para internet, hoje conhecido como Google. 

Em 1996, criaram um mecanismo de busca chamado BackRub, traduzido para o português se chama “Massagem nas Costas”.  Esse nome, era uma referência aos backlinks, cujo se trata de um sistema de encontrar e rankear páginas com base nos links de outros sites. 

Entretanto, eles perceberam que esse nome não soava tão bem para um mecanismo de busca. Após isso, eles procuraram renomear o BackRub, e é onde surge o nome mais famoso da internet, com uma história cômica. 

Existe uma expressão que representa o número 1 seguido de 100 zeros, que é googol. Essa expressão foi criada pelo sobrinho de um matemático famoso, Edward Kasner. Certo dia ele pediu ao seu sobrinho Milton Sirotta, dizer uma palavra que representasse o maior número que podia imaginar. O garoto, meio sem saber o que fazer, disse: “googol”.

Disponível em: Damninteresting

Em uma reunião, a partir de um brainstorm, os criadores do BackRub Larry Page e Sergey Brin, iam receber um cheque no valor de  100 mil dólares de um investidor, a fim de alavancar os negócios e tornar o Google realidade. Mas eles ainda não haviam definido o nome para preencher o cheque, foi quando realizaram um brainstorm. E o “Googol” surgiu, e imediatamente soou como uma boa ideia. Afinal, o mecanismo que eles haviam criado tentava fazer exatamente isso. Indexar um número inimaginável de páginas.

Tudo aconteceu com um erro de digitação, ao preencher o cheque, eles acreditavam que a palavra Googol, era escrita como Google, e foi assim que nasceu o nome mais conhecido da internet. Após isso, os sócios descobriram que se tratava de um erro gramatical, mas isso ajudou o Google se tornar único e original. 

Essa história é cômica e inacreditável, por isso, assista o vídeo abaixo da história do Google. Não esqueça de clicar no ícone ao lado da engrenagem, para ativar as legendas. 

Google sabe-tudo

É fato que nós utilizamos o Google para fazer apenas pesquisas, mas você sabia que você pode descobrir alguns segredos sobre esse sabe-tudo? 

O Google possui vários easter eggs, ou seja, “pegadinhas virtuais”, escondidas em suas “camadas”. Essas ações garantem o engajamento com os usuários ao pesquisar coisas em seu mecanismo de busca. Para encontrá-los basta digitar as palavras-chave, que ele acabará revelando a você. Conheça alguns deles a seguir e divirta-se!

Friends

No dia 22 de Setembro, a Série Friends fez aniversário, neste ano de 2019, o Google decidiu celebrar a data, por isso incluiu algumas surpresas em seu buscador para agradar a legião de fãs da comédia. 

Ao digitar o nome dos personagens em seu navegador. Em cada personagem aparece um easter egg, de acordo com a personalidade dele.

friends
friends

Gravidade

Se você fizer uma pesquisa pelas palavras “Google Gravity” e clicar em “estou com sorte” você terá uma grande surpresa! Onde todos os elementos da página começarão a ser puxados para baixo e cair, já que a gravidade age sobre tudo.

O Mágico de Oz

O clássico filme Mágico de Oz, que completou 80 anos, também ganhou destaque no mecanismo de pesquisa. Ao digitar “O Mágico de Oz”, aparece um easter egg muito interessante a respeito do filme. 

Video-games

O Google também desenvolveu jogos, ao digitar: Google Pacman, você poderá se divertir  com o clássico dos jogos; ou digitar Snake, poderá tentar jogar o jogo da cobra. 

pac man - google
jogo da cobra - google

Também existem outros easter eggs, ao digitar: askew, cara ou coroa, calculadora, metrônomo, exercício de respiração, entre outros.

Deseja saber mais sobre o funcionamento do algoritmo do Google? Clique no botão!

Gostou do conteúdo? Deixe nos comentários!


Fontes:
Terra
Wikipédia
Segredosdomundo

Imagens:
Giphy
Damninteresting
Google

 

 

Sobre o autor

Letícia Sthéfani

Letícia é gestora de mídias sociais na Index DC. Acadêmica de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na instituição de ensino Unigran.