Independentemente de as suas camisetas de rock estarem no fundo do armário ou no cesto de roupas sujas pela enésima vez, sabia que você já teve incontáveis micro-momentos com as suas bandas favoritas?
Ou seja: aquele instante em que você precisava daquele rif memorável, como o de Stairway to Heaven, ou de um refrão que pudesse extravasar um sentimento único no peito — Another Brick in the Wall, talvez?
E o mais interessante, e que faz todo o sentido quando comparamos os grandes hinos do rock com o marketing digital: essas músicas são atemporais. Elas estão por lá, ecoando nos ouvidos, na rádio ou nas suas playlists, assim como os seus conteúdos criam micro-momentos constantemente com os seus consumidores e clientes em potencial.
Confira, no artigo de hoje, como esse conceito pode ajudar a sua empresa a alavancar negócios!
O que são micro-momentos?
Sabe como os pêlos do braço arrepiam quando Freddie Mercury confessa à mãe que matou um homem — primeiro verso da rock-ópera Bohemian Rhapsody? Instantes assim podem ser definidos como micro-momentos. Mas, é claro, podemos ir além no conceito.
Tudo porque eles têm a ver com a presença da sua marca em todas as etapas da jornada de compra do seu consumidor. Talvez, você não tivesse experiências de vida suficientes para entender a paulada política por trás de London Callin, do The Clash, mas isso pode ter aflorado posteriormente.
Nesse sentido, a atemporalidade da canção chegou até você no momento exato da sua “jornada de compra” musical. Deu para entender o quanto isso é determinante nas suas ações de marketing de conteúdo?
Quais são os tipos de micro-momentos?
De acordo com o Google, existem quatro tipos de micro momentos:
- Eu quero saber: se traduz na curiosidade inicial do seu prospecto em uma determinada solução (talvez, ele sequer saiba ainda que tem um problema);
- eu quero ir: é o momento de pesquisar, saber mais a respeito — assim como você deve ter ouvido Smell Like Teen Spirit, do Nirvana, e foi atrás daquele trio peculiar e os outros elementos do Grunge, em seguida;
- eu quero fazer: é o interesse em resolver, buscar as soluções práticas e solucionar as suas dúvidas (quem nunca pegou um violão ou guitarra e experimentou o dedilhado inicial de The Unforgiven, do Metallica, por exemplo?);
- eu quero comprar: se traduz na decisão de compra. E na certeza, consequentemente, de que a sua marca é a solução para o problema desse cliente em potencial.
Os micro-momentos, portanto, se ligam às demandas do seu público-alvo (a persona do marketing digital) e fazem com que a sua empresa sempre esteja próxima a eles, independentemente da etapa que eles se encontrem desses micro-momentos. O importante, aqui, é tê-los preparados para as ocasiões futuras.
Como fazer uso dos micro-momentos?
Que tal ser o refrão que tem tudo a ver com o que o seu consumidor em potencial buscava? Que tal fazer da sua marca um eco constante que reverbera nos canais digitais e estar sempre ao alcance daquele usuário que está pronto para ouvir o que você tem a dizer?
A seguir, reunimos algumas dicas práticas para você fazer dos micro-momentos um canal de comunicação constante com a sua persona:
- Mapeie a sua persona em detalhes. Entenda os seus objetivos, desafios, frustrações e assuntos em comum com a sua marca. Isso tudo é conteúdo, dado que pode virar o seu próximo micro-momento com ele;
- Analise, continuamente, o comportamento de busca dos seus usuários para antecipar demandas e solucionar aquelas que eles estão procurando hoje mesmo;
- Crie uma experiência memorável para os usuários a partir da otimização das suas páginas para serem acessadas vis dispositivos móveis (algo que a indústria fonográfica teve que fazer, também, com a chegada dos MP3, por exemplo);
- Nunca se dê por satisfeito com a sua estratégia de conteúdo. Ou você acha que o longo (e maravilhoso) solo de mais de 5 minutos de Free Bird, do Lynyrd Skynyrd, foi concebido na primeira tentativa?
A importância da gestão do relacionamento
Tenha sempre em mente o seu público. É ele quem deve direcionar a sua produção de conteúdo, as estratégias utilizadas e, especialmente, as ferramentas para alcançá-los e criar um relacionamento mais sólido e duradouro — assim como você tem com as suas bandas de rock favoritas! Só que, atenção: de nada adianta montar uma megaestrutura com especialistas de marketing e vendedores gabaritados, no mercado, se você não possui os meios para atender o seu cliente a tempo. Pois, dessa forma, estamos nos distanciando das etapas iniciais do marketing digital.
É o momento de construir, de fato um elo com os clientes. Nesse sentido, é imperativo contar com uma ferramenta de CRM, como por exemplo, o Moskit CRM (Este é um software de vendas e gestão de relacionamento com o cliente), que permite que você esteja sempre — mesmo quando não está por perto, presencialmente — ao redor dos seus clientes, suprindo e antecipando as suas demandas!
E então, entendeu o que são os micro-momentos e como eles agregam mais valor à sua relação com o cliente e consumidores em potencial? Para que você coloque em prática tudo o que foi visto aqui, aproveite para dar uma conferida em nosso infográfico que explica, exatamente, como usar um CRM!